Qual data você quer ver?

A origem do nariz vermelho


Compartilhar facebook Twitter
O nariz vermelho é algo que se tornou comum nos palhaços e sua origem tem mais de uma versão. Acredita-se que um acrobata fazia palhaçadas na rua vestindo uma peruca e um paletó do avesso, quando foi visto pelo diretor do circo que o mandou direto para o picadeiro. Alguns dizem que ele estava embriagado, outros, que foi apenas nervosismo. O fato é que ele entrou totalmente atrapalhado no palco, tropeçou e caiu de cara no chão. Ao levantar, seu nariz estava totalmente vermelho, o que resultou em muito riso da platéia.
 
A outra versão diz que em Londres, no final da Idade Média, várias pessoas se encontravam nos estábulos para assistir as apresentações feitas por oficiais da cavalaria e ao mesmo tempo para beber, com a intenção de não sentir tanto frio. Certa vez, um soldado, que tinha a obrigação de colocar barreiras para os saltos, bebeu um pouco além da conta.
Bêbado, pegou por engano o uniforme de um outro soldado muito alto e gordo. Com as roupas desengonçadas, lá foi ele colocar as barreiras e, logo na primeira, diante de todos, tropeçou. Foi uma gargalhada geral. Ele tentou se recompor, mas, ao ver o capitão nervoso, saiu correndo de medo e tropeçou novamente. Todos riam muito e enquanto reparavam também no seu nariz vermelho por conta de tanto frio e bebida. Escondido, o soldado esperou pela bronca. No entanto, o capitão ficou contente com o que tinha acontecido. Convocou o soldado para que todos os dias fizesse o mesmo sem se esquecer de colorir o nariz!


FONTE: Folha de S. Paulo e livro “Os Palhaços”. < voltar


Skype Facebook Twitter Orkut Blog You tube Instagram Linked In
FALE CONOSCO